Um pouco de história
Conheça mais sobre o NTM

https://www.facebook.com/ntm.saogoncalo

Visite nossa FANPAGE !

Como surgiu

   As atividades do núcleo de capacitação de professores visando à utilização de recursos tecnológicos em São Gonçalo tiveram início em um pequeno espaço dentro do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, o núcleo era denominado NIESG - Núcleo de Informática Educativa de São Gonçalo. Em fins de 2002 foi então, aberto processo[1] junto à Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação com objetivo de firmar o convênio entre a Secretaria Estadual e a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, com vistas à criação do Núcleo de Tecnologia Educacional no município de São Gonçalo (NTE), atualmente chamado Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), conforme nova nomenclatura adotada pelo MEC para diferenciar os núcleos estaduais e municipais.


[1] Número do processo: E03/10649/2002, datado de 19/09/2002.



Equipe do NTM


    A equipe do Núcleo é formada por professores multiplicadores, com especialização em Informática Educativa, que prestam assessoria pedagógica e oferecem treinamento aos profissionais da educação, ministrando cursos e oficinas, na sede do Núcleo e/ou em unidades escolares interessadas (oficinas itinerantes), seguindo as diretrizes propostas pelo Ministério de Educação - MEC, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal.

   A criação dos núcleos de tecnologia educacional faz parte do Programa PROINFO[1] do Ministério de Educação, que é "um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações (TIC) na rede pública de ensino fundamental e médio"[2]. A contrapartida dos estados e municípios é a criação do núcleo com profissionais capacitados para a função, para viabilizar a formação de professores. Sendo assim, tendo em vista firmar convênio com o MEC, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através de sua Secretaria Municipal de Educação, deu início em fins de 2002, ao processo de criação e implantação do NTE Municipal, junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Visto que na ocasião, estava a SEEDUC responsável pela tramitação do convênio dentro do Estado do Rio de Janeiro.

   Conforme definido no processo, o Núcleo de Tecnologia Educacional de São Gonçalo teria por sede o Centro Interescolar Ulysses Guimarães, situado à Rua Dr. Gradim, s/nº - Porto da Madama - São Gonçalo.

   O Núcleo de Tecnologia Educacional de São Gonçalo foi homologado em 05 de janeiro de 2004, pelo MEC.

  Em 2008, seguindo as novas diretrizes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional do Ministério da Educação (PROINFO/MEC), foi assinado, pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo, o Termo de Adesão ao PROINFO.

   Segundo orientação da Secretaria Municipal de Educação, o NTM mudou de endereço em agosto de 2015. O Núcleo está agora funcionando no CREFCON (Centro Municipal de Referência em Formação Continuada - Prefeito Hairson Monteiro dos Santos), situado à rua Dr. Getúlio Vargas 1207/3º andar - Barro Vermelho - SG.

   As professoras Cátia Santos, Keit Brum e Neuza Souza fazem parte da equipe do NTM. 



ATRIBUIÇÕES DO NTM

  • Incentivar e possibilitar a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar ou do próprio do professor, no processo de ensino-aprendizagem, tais como: computadores do laboratório de informática com o Sistema Operacional Linux Educacional, projetor proinfo,datashow, lousa digital, celular, tablet, TV, redes sociais, ferramentas do google drive etc.

  • Disponibilizar para os professores da rede municipal os cursos ofertados pelo MEC: Introdução à Educação Digital, Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem.


  Se você é professor da Rede Pública Municipal de São Gonçalo/RJ, fique atento aos cursos que serão oferecidos no NTM ao longo do ano.  A  divulgação das oficinas será feita pelo CREFCON através do envio de e-mail para as escolas.  Será muito bom conhecê-lo!


[1] PROINFO - Programa Nacional de Informatização

2] http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12840:o-que-e-o-proinfo-&catid=349&Itemid=230